Bacalhau à Portuguesa

Bacalhau à Portuguesa

Ingredientes:
1 kg de lombo de bacalhau dessalgado cortado em postas

500 g de batatas inglesas
200 g de azeitonas pretas grandes sem caroço
3 a 4 Cebolas separadas em rodelas inteiras

Alho

Pimentões de diversas cores (amarelo, vermelho e verde)
4 ovos orgânicos cozidos e cortados ao meio
Cheiro verde, tomilho à gosto
Tomates em rodelas
Azeite de oliva extravirgem de boa qualidade (usamos Costa Navarro)
Tomatinhos cereja

Modo de preparo:
Para montar o bacalhau à portuguesa serão feitas camadas com os ingredientes.
Pegue uma forma refratária (de vidro, por exemplo). Comece a distribuir os tomates e então, em cima, as batatas cortadas como que em rodelas (1 cm de espessura aprox.), as postas de bacalhau, os pimentões e cebolas. Faça isso até esgotar os ingredientes.
Então, salpique as ervas por cima da montagem. Acrescente as azeitonas e distribua os ovos como que em metades e acrescente os tomatinhos. Regue a mistura com azeite. Depois leve ao forno para assar por aproximadamente 30 min. Dicas: Antes de integrar os lombos de bacalhau na montagem de camadas, você pode passar as postas em uma frigideira com alho. A ideia é, além de ressaltar o sabor, reduzir a água do bacalhau antes de incluir as postas no refratário. O bacalhau à portuguesa pode ser servido acompanhado de brócolis no vapor!

Pernil com ameixas
Ingredientes:
1 pernil pequeno (aproximadamente 4 a 5kg, com osso)
3 cebolas grandes
2 cabeças de alho
5 ramos de tomilho
5 ramos de alecrim
10 folhas de sálvia
10 folhas de louro
1l de vinho branco
500g de ameixa seca sem caroço
Sal rosa à gosto (cerca de 1 colher de chá p/ cada kg de carne)
Pimenta do reino à gosto, moída na hora (1/2 colher de sopa)
Sementes de coentro e mostarda à gosto (aproximadamente 2 colheres de sopa de cada)

Modo de preparo:
Faça uma marinada: pique as cebolas em cubos grandes, pique os dentes de alho em 4 pedaços, acrescente as ervas frescas e o vinho.
Coloque a pimenta do reino e as sementes de coentro e mostarda num pilão e triture um pouco. Se não tiver pilão, use uma faca grande de cozinha deitada e aperte com as mãos.
Tempere o pernil com sal rosa e as sementes trituradas, esfregando bastante e massageando a carne.

Deixe marinar. Coloque o pernil numa assadeira e leve para a geladeira por, no mínimo, 24 horas, virando-o a cada 6 horas. O pernil pode ficar marinando por até 3 dias.

Pré-aqueça o forno a 180°C. Retire o pernil da geladeira e deixe descansando 30 minutos. Leve o pernil para uma assadeira com a capa de gordura virada para cima e despeje o líquido da marinada sobre ele. Coloque as ameixas em torno do pernil e cubra a assadeira com papel manteiga. Depois de duas horas, retire o papel manteiga, as ameixas e parte do líquido da marinada, reservando-os. Deixe o pernil assando por mais 2 horas, virando-o uma vez para dourá-lo. Regue com a marinada que ficou na assadeira sempre que puder. Depois de 4 horas, verifique se o pernil está assado, furando com uma faca até o seu centro, próximo do osso. Se não sair sangue, estará pronto.

Retire o pernil do forno. Leve o restante do líquido que ficou na assadeira junto com aquele já reservado, para o liquidificador, retirando as ervas e deixando as cebolas, as ameixas e o alho. Bata tudo e leve de volta para a panela. Se estiver muito líquido, espere reduzir em ponto de molho. Leve o pernil sem o papel manteiga. Decore!